Pular para o conteúdo


Uma história de humanização na psiquiatria

Em janeiro de 1975, o Dr. Osmar Ratzke fundou o Hospital Heidelberg com o objetivo de humanizar a psiquiatria e trazer o Brasil para as mudanças que ele vivia na pós-graduação, na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Em seus anos de vida iniciais, a clínica oferecia apenas serviços ambulatoriais e uma pequena unidade de internação psiquiátrica.

Hoje o Hospital Heidelberg é um centro especializado em saúde mental que abrange todas as principais formas de atendimento psiquiátrico: emergência 24 horas, internamento integral, hospital dia e ambulatório eletivo em psiquiatria e psicologia.

Há 21 anos, atuamos também na formação de médicos psiquiatras, através do nosso Hospital Escola que oferece Programa de Residência Médica e Curso de Formação em Psiquiatria. Temos como missão oferecer à sociedade profissionais extremamente capacitados nessa área que cada vez mais precisa de atenção.

Temos como objetivo realizar atendimento à pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos, seguindo princípios éticos, com os melhores métodos de tratamento, sempre seguindo parâmetros internacionais e com visão global do paciente em seus aspectos biopsicossociais.

Pioneirismo e inovação contínua

Nossos diferenciais:
Atendimento humanizado;
Atendimento 24 horas;
Atendimento infantil e terceira idade;
Tratamento de todos os tipos de doenças mentais;
Tratamento completo (Integral, Hospital Dia, Ambulatório de Psiquiatria e Psicologia);
Hospital Escola com Programa de Residência Médica e Curso de Formação em Psiquiatria.

Missão
Assistência de qualidade para pacientes com transtornos mentais, emocionais e dependências químicas, de todas as idades, em regime ambulatorial, hospital dia e internação integral.

Visão
Ensino e treinamento em nível de graduação e pós-graduação, em todas as áreas da saúde mental.

Valores
Valores éticos de respeito ao paciente, preservando sua autonomia, colaborando com uma comunidade e respeitando uma legislação vigente.